Emissão de nota fiscal para médicos: Aprenda como fazer em 4 passos
Faça a emissão de nota fiscal com nosso passo a passo e garanta a legitimidade de sua atuação
A emissão de nota fiscal é um dever e um direito de todo profissional que presta serviços, inclusive os médicos. Além de garantir a regularidade fiscal, a nota fiscal também traz benefícios para o médico e para o cliente.
Mas, como emitir nota fiscal para os seus serviços médicos? Neste artigo, vamos mostrar como você pode fazer isso em 4 passos.
Como fazer a emissão de nota fiscal de forma simples?
Você verá agora como emitir suas notas fiscais de forma prática:
1. Escolha o tipo de nota fiscal
Existem dois tipos de nota fiscal que você pode emitir como médico: a nota fiscal de serviços (NFS-e) e a nota fiscal eletrônica (NF-e). A diferença entre elas é que a NFS-e é destinada aos serviços prestados, enquanto a NF-e é destinada às mercadorias vendidas.
A escolha do tipo de nota fiscal depende da natureza da sua atividade. Se você atende pacientes em consultórios, clínicas ou hospitais, você deve emitir NFS-e. Já se você vende produtos relacionados à sua profissão, como medicamentos, você deve emitir NF-e.
2. Cadastre-se no sistema da prefeitura ou da Receita Federal
Para emitir nota fiscal, você precisa se cadastrar no sistema da prefeitura do seu município, no caso da NFS-e, ou no sistema da Receita Federal, no caso da NF-e. Você deve informar os seus dados pessoais, profissionais e bancários, além de escolher uma senha de acesso.
O cadastro é gratuito e pode ser feito pela internet, no site da prefeitura ou da Receita Federal. Você receberá um número de inscrição municipal (IM) ou estadual (IE), que será o seu identificador para a emissão de nota fiscal.
3. Solicite a autorização para emissão de nota fiscal
Após o cadastro, você deve solicitar a autorização para emissão de nota fiscal. Dessa forma, é comprovado que você está apto a fazer a emissão para seus clientes. A solicitação também é feita pela internet, no mesmo site do cadastro.
É necessário o preenchimento de um formulário com os seus dados e os do cliente, como nome, CPF ou CNPJ e contato. Você também deve informar o valor do serviço ou da mercadoria, a descrição, a data e a forma de pagamento.
4. Emita a nota fiscal
Depois de solicitar a autorização, você pode emitir a nota fiscal, que é um documento digital que registra a sua operação. A emissão também é feita pela internet, no mesmo site da solicitação.
Você deve preencher os mesmos dados da autorização, além de informar o número da nota fiscal, que é gerado automaticamente pelo sistema.
Além disso, é necessário assinar a nota fiscal com o seu certificado digital. Você também deve assinar a nota fiscal com o seu certificado digital, que é uma espécie de assinatura eletrônica, a qual garante a autenticidade do documento.
Veja também:
Descomplique a emissão de nota fiscal com a nossa ajuda
Se você quer ter um processo de emissão de nota fiscal, você pode contar com um especialista no assunto. E é nesse contexto que a 2Contábil Gestão Empresarial se apresenta para você.
Somos especialistas na contabilidade para médicos, além disso, possuímos a expertise necessária para te ajudar. Sendo assim, não perca tempo e conte com a ajuda que você merece.
TENHA AJUDA DE ESPECIALISTAS PARA EMITIR SUAS NOTAS FISCAIS!